Vale a pena alugar flat? Conheça os serviços do apart-hotel

Um flat, também conhecido como apart-hotel geralmente é oferecido por empresas de hospedagem, como grandes redes hoteleiras. Você sabia que para alugar flat não é preciso assinar contrato, pagar caução ou dar garantias?

O imóvel é uma espécie de apartamento que conta com serviços de hotelaria e seu pagamento é feito mensalmente, como acontece com um apartamento. Na hora de procurar um novo lar, essa é uma alternativa para considerar, sobretudo se você é solteiro.

Aliás, em Belo Horizonte a oferta de hotéis quase dobrou e a demanda se manteve estável. Como resultado, muitos hotéis começaram a recorrer a essa modalidade de aluguel para evitar prejuízos. Dessa forma, para o morador, a vantagem é muito grande, pois ele tem mais chances de alugar por um valor mais acessível! 

Você sabe quais são todos os serviços oferecidos para quem opta por um flat? Confira as nossas dicas e decida se esta é a melhor opção para você.

Os serviços de um flat

Um dos grandes benefícios da locação de um flat é a disponibilidade de diversos serviços. Eles trazem praticidade à rotina e podem, inclusive, ajudar a economizar com a moradia, em geral.

Serviços mais comuns

É comum que um apart-hotel disponibilize serviços básicos, como a limpeza das unidades e manutenção.

Se algo estragar, como a televisão ou o frigobar, a responsabilidade pelo conserto ou pela troca é do estabelecimento. É interessante pontuar também a energia elétrica e a água, já estão inclusos no preço se você alugar flat.

Além disso, as unidades mais robustas contam com ar-condicionado, TV a cabo e wi-fi. Dependendo do lugar, é possível contar com academia, piscina, área de lazer e café da manhã e até refeições completas, como almoço ou jantar.

O impacto no cotidiano

Um dos prós de se alugar flat é a oferta por limpeza diária e com isso você não precisa se preocupar em fazer faxina ou contratar alguém para isso. Além disso, a manutenção traz comodidade e economia para o seu bolso.

Por outro lado, certos serviços podem não úteis à você. Uma academia que não é utilizada com frequência, por exemplo, gera um gasto que não lhe é útil. Então, vale ficar de olho para entender se esta é a alternativa realmente se encaixa em seu estilo de vida.

Entenda as características do seu estilo de vida

Ao ponderar os prós e contras desse contrato de locação, também é importante ter bem em mente o que o seu estilo de vida demanda. A seguir, veja alguns fatores que devem ser considerados e como entender o que é ideal par você.

Rotina

Se a sua rotina for muito corrida, poder contar com comodidade e praticidade ajuda a otimizar o tempo. Este é o caso de quem está se mudado para estudartrabalhar temporariamente ou que seja solteiro e trabalhe muito.

Em vez da mudança completa, compensa locar um flat. Isso também vale para quem viaja com muita frequência e preza pela conveniência e segurança. No entanto, se sua rotina for relativamente tranquila e “tradicional”, essa pode não ser a melhor opção.

Localização

Outro ponto importante tem a ver com a localização. Se você ainda não conhece muito bem a cidade, a escolha temporária é interessante. Como não há multa contratual, dá para alugar flat até encontrar uma casa ou apartamento, por exemplo.

Também é uma possibilidade caso sua oferta seja mais barata que outras opções de locação na mesma cidade.

Impessoalidade

Um dos pontos negativos de viver em apart-hotel é que tudo já está pronto. A escolha dos móveis é padronizada e toda a decoração é um tanto impessoal. Para muitos, a sensação é de se sentir um eterno hóspede, mesmo sendo morador da unidade.

Se o seu desejo for ter um espaço personalizado, a compra ou a locação comum vale mais a pena. Por outro lado, se você for desapegado disso tudo, é um caminho ideal.

Qualidade de vida

Não dá para negar que, no geral, o apart-hotel traz uma qualidade de vida maior. A disponibilidade de serviços faz com que você tenha tudo sempre à mão 24 horas e do jeito que precisar.

As questões cotidianas são resolvidas com mais praticidade e muito menos estresse ou preocupações. Além disso, você economiza tempo e, de certa forma, até dinheiro; os riscos de relacionados à insegurança são menores e vários serviços têm o preço “diluído” entre todos os hóspedes e moradores.

Pondere orçamento e custo-benefício antes de alugar flat

Comece com uma análise sobre o gasto mensal de morar em um flat. Mas antes de comparar os preços, pense no custo-benefício envolvido. Lembre-se de que não pagará apenas pelo espaço, mas, também, pelos adicionais.

Ao colocar duas opções lado a lado, o apart-hotel e outro imóvel, num primeiro momento a primeira opção pode parecer mais cara. No entanto, você deve levar em conta tudo o que já apresentamos – serviços oferecidos; mobília, segurança e livre vínculo.

Ao considerar tudo o que está envolvido, dá para ter uma ideia de se alugar flat é a melhor alternativa para você, ou não. E para tomar a decisão certa em Belo Horizonte, baixe nosso infográfico gratuito e conheça quais são os melhores bairros da capital mineira!

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM