Os principais bairros e regiões comerciais de BH para o seu negócio

Belo Horizonte é uma cidade diversificada, repleta de oportunidades e possibilidades. Ela apresenta vários bairros comerciais de sucesso, ao mesmo tempo em que oferece áreas tranquilas para as residências. Com isso, consegue unir qualidade de vida e infraestrutura. Para quem deseja abrir um negócio, a capital mineira também é uma boa escolha.

Na busca por imóveis comerciais, dá para encontrar diversas e boas alternativas espalhadas por toda Belo Horizonte. Capazes de atrair públicos distintos, cada local é mais recomendado para uma proposta. Por isso, o ideal é conhecer muito bem as opções.

Na sequência, você vai conhecer quais são os melhores bairros e regiões para comércios em BH e saber como explorar suas características!

Funcionários

Localizado na região Sul da capital mineira, o bairro Funcionários não está distante do centro comercial. Sua origem foi responsável pelo seu nome, já que ele foi criado para os funcionários públicos que ocupariam a nova cidade.

Por ter sido planejado e ter importância cultural, é considerado privilegiado. Oferece grande qualidade de vida e cortado por avenidas relevantes, como a Avenida do Contorno e a Afonso Pena.

O público da região é de classe média. Os moradores, entretanto, entram no grupo de luxo. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais, a renda média do chefe de família no lugar pode superar 14,5 salários mínimos.

Como abriga a famosa Praça da Liberdade e seu conjunto arquitetônico, recebe milhares de turistas por ano. Na hora de abrir um negócio, esse é um dos bairros comerciais versáteis.

O local tem diversas academias, drogarias, restaurantes e padarias. Como conta com museus, colégios e hospitais, é ideal para atender a turistas e moradores. Entre as melhores oportunidades, estão abrir estabelecimentos de serviços de alimentação e lojas, em geral.

Região da Savassi

Ao lado do Funcionários, a região da Savassi merece destaque. Considerada uma dos melhores regiões comerciais da capital, fica na Zona Centro-Sul.

É de classe alta e tem uma das principais infraestruturas da cidade. Funciona, também, como ambiente de passagem no deslocamento urbano. Com isso, é bastante movimentada, o que a torna um ponto comercial desejado pelos lojistas.

Além da Praça da Savassi, tem alguns shoppings, como o Pátio Savassi e o 5ª Avenida. Ainda apresenta muitas opções de bares, restaurantes e até boates. Além disso, tem diversos serviços bancários no entorno.

É cortada pela Avenida Getúlio Vargas e pela Avenida Brasil, o que favorece seu acesso. O grande potencial da área é o comércio diversificado. Também é possível atuar com serviços direcionados para estudantes e de alimentação.

Lourdes

Ao lado da região da Savassi, o bairro de Lourdes é outra opção de onde abrir uma loja. Na Zona Centro-Sul, oferece possibilidades diversificadas para os moradores.

Ele tem um aspecto mais residencial que os outros e conta com moradores de alta renda. Mantém muitos imóveis históricos e tem um dos metros quadrados residenciais mais caros da capital.

Para os moradores, há muitos espaços, como museus, o Centro Cultural do Minas Tênis Clube e o Colégio Bernoulli. A região é cortada pela Avenida Álvares Cabral e pela do Contorno.

Essa área é conhecida como centro gastronômico, então é um local de interesse se o seu negócio for nesse ramo. Também traz bom espaço de comércio, pois há lojas com propostas variadas. Como é próximo de áreas muito frequentadas por família, oferece a possibilidade para consultórios diversos.

Cidade Jardim

Considerado de luxo, Cidade Jardim também está entre os melhores bairros comerciais de Belo Horizonte.

O local fica na Zona Sul e foi planejado, o que confere uma infraestrutura diferenciada. Ele é cercado pela Avenida do Contorno, pela Raja Gabáglia e pela Prudente de Morais. Então, o fluxo favorece os empreendimentos.

A região tem colégio, museu, hotéis e alguns escritórios de profissionais liberais. No entanto, tem mais residências que estabelecimentos, o que ajuda a dar o tom tranquilo e de cidade do interior.

Como há um grande potencial ainda não explorado pelo comércio, abrir uma loja pode ser a melhor escolha. Também há a oportunidade de abrir padaria, confeitaria, restaurante ou bar na área.

Santa Lúcia

Com uma proposta relativamente nova, o Santa Lúcia é ótimo para quem deseja abrir um empreendimento.

Localizado na Zona Sul, é considerado de alta renda. Nos últimos anos, passou por uma expansão, com a construção de novos prédios, o que atraiu ainda mais gente para a área.

É cortado pela BR-356 e pela Avenida Raja Gabáglia, o que favorece seu deslocamento. É nesse endereço em que fica o Parque Jornalista Eduardo Couri, bem como limite do BH Shopping e vários empreendimentos.

Está entre os melhores bairros para comércios porque tem uma região agitada, mas ainda com bastante espaço de aproveitamento. Como a concorrência não é tão intensa como na porção Centro-Sul, aumenta as chances de sucesso.

É perfeito para abrir lojas, ambientes de alimentação ou mesmo escritórios. A presença de uma construtora no entorno abre a possibilidade de atuar no comércio para o segmento.

Estoril

Já na Região Oeste, o bairro Estoril tem se destacado como uma opção em desenvolvimento. Nos últimos anos, por causa da grande ocupação na área Centro-Sul, novas alternativas como o Estoril.

O público que mora e frequenta a área é considerado de renda alta, com renda acima de 8,5 salários mínimos. Então, é uma excelente opção para lojas, restaurantes, consultórios e prestações de serviço.

O bairro conta com centro universitário, o Casa Raja Shopping e clubes. Também é conhecido pela grande quantidade de concessionárias e lojas especializadas em veículos.

Como é cortado pela Avenida Barão Homem de Melo, que desemboca na do Contorno, tem fácil acesso. Com a revitalização dos últimos anos, novos prédios foram construídos. Para quem abre o próprio negócio, é a localização ideal para quem busca salas e escritórios com bom custo-benefício.

Para o seu negócio, é essencial escolher corretamente entre os bairros comerciais de BH. Assim, é possível conquistar o público certo e aumentar as chances de chegar ao sucesso. Para não ter dúvidas, o melhor é ter auxílio especializado — e a LAR Imóveis pode ajudá-lo a achar a alternativa adequada.

No portal da LAR, você encontra o imóvel dos seus sonhos. Confira!

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM