Vantagens da exclusividade imobiliária

Na hora de colocar o imóvel para vender ou alugar, é normal sentir ansiedade. Afinal, você deseja que tudo seja resolvido rapidamente, não é? Por conta disso, muitos proprietários “distribuem” o imóvel entre diversos agentes ao mesmo tempo. Mas, sabia que a exclusividade imobiliária pode ser o melhor caminho?

Além de oferecer benefícios, é um jeito de evitar problemas comuns quando o imóvel é distribuído em vários pontos. A falta de controle pode prejudicar a negociação e, em vez de facilitar, torná-la mais demorada. Então, o ideal é fugir desse cenário.

Para entender a necessidade de evitar esses erros, vamos apresentar os aspectos positivos da exclusividade e como fazê-la!

Os benefícios de escolher uma única imobiliária

A exclusividade imobiliária tem sido defendida por diversos conselhos importantes, como o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). Além de a modalidade ser vantajosa para os corretores, ela é ainda melhor para você, que é o dono do imóvel.

Ao perceber os benefícios dessa decisão, vai ficar claro por que ela merece a sua escolha. Por isso, veja quais são os principais aspectos positivos de contar com somente uma imobiliária.

Menos riscos de desvalorização

A venda ou a locação de imóvel se baseiam num elemento importante: a negociação. Basicamente, quem vende quer ter o maior ganho e quem compra ou aluga, quer pagar menos. É no equilíbrio que ambos têm que se encontrar para que ninguém saia perdendo, certo?

O problema é quando uma das partes sabe que a outra está “desesperada” para fechar negócio. Isso dá uma vantagem e torna a negociação menos justa. Quando você anuncia imóveis em diversos locais, é exatamente a ideia que transmite.

Os interessados vão se deparar com seu imóvel em vários agentes diferentes e notarão que você deseja ter rapidez na etapa. Isso leva a ofertas baixas que podem desvalorizar o imóvel. Por outro lado, com a exclusividade imobiliária, dá para despertar o interesse e negociar com mais segurança.

Maior dedicação e eficiência

Ao firmar um contrato que dá direito de negociação a apenas uma imobiliária, você obtém a máxima dedicação por parte da equipe. Afinal, a venda ou locação do imóvel depende somente desta empresa.

Uma boa imobiliária, por sua vez, investirá na criação de anúncios de impacto para prospectar locatários, de acordo com o perfil do imóvel. Além disso, ela pode alocar o corretor de imóveis ideal para o trabalho.

Desse modo, é possível ter mais ofertas e maiores chances de fechar negócio.

Maior segurança

Ao deixar a venda ou locação dos imóveis nas mãos de várias pessoas, você diminui a sua segurança.

Afinal, sem tanto controle de como as negociações estão sendo feitas, é quase impossível saber se o corretor é sério e se as visitas vão acontecer como o esperado.

Contar com um contrato de exclusividade, por outro lado, possibilita maior tranquilidade. Você conhece toda a equipe, a forma de trabalho e a tradição da imobiliária. Ao saber que suas chaves estão em boas mãos, é mais fácil encarar o processo.

Melhor experiência para os interessados

Quando o imóvel é oferecido para várias imobiliárias e corretores, cada um anuncia de um jeito. Então, os interessados correm o risco de visitar a mesma unidade várias vezes, o que gera perda de tempo e frustração para todos.

Com a exclusividade, há a certeza de que cada possível cliente verá o imóvel pela primeira vez. Isso cria uma experiência melhor e, é claro, aumenta as suas chances de obter um contrato assinado.

A opção pela exclusividade imobiliária é um direito

Muita gente não sabe disso, mas deixar apenas um corretor ou imobiliária responsável é um direito garantido por lei. O assunto é tão importante que está previsto no Art. 726 do Novo Código Civil Brasileiro. Nesse artigo, fica claro que o corretor tem direito à comissão em caso de exclusividade — exceto se não executar esforços para a venda.

Do Art. 722 ao Art. 729, inclusive, há regras sobre o trabalho de corretagem. Sabe o que isso significa? Mais segurança para você e para o profissional.

Então, tem total amparo da lei para elaborar um contrato do tipo, cujos termos são frutos do acordo entre as duas partes. Assim, é possível proteger a venda ou locação e aproveitar todos os fatores positivos.

Os principais pontos para avaliar uma imobiliária

Depois de conhecer os benefícios da exclusividade, é o momento de entender como escolher a imobiliária correta. Essa decisão faz diferença e, por isso, deve considerar os fatores necessários.

Que tal descobrir quais são os pontos importantes de avaliação? Compreenda como usar cada um!

Experiência

Uma imobiliária experiente fará maravilhas pelo seu imóvel. Além de ter profissionais qualificados e bem treinados, o negócio já terá uma boa cartela de clientes e as melhores técnicas de venda.

Como o mercado de imóveis é coisa séria, não dá para deixar esse bem tão importante em mãos amadoras. Portanto, veja qual é o tempo de atuação no mercado, o posicionamento na região e até o número de ofertas atuais. Ao escolher uma imobiliária experiente, o resultado é positivo!

Atendimento

Já que a intenção é buscar a exclusividade imobiliária, nada mais justo que contar com um bom atendimento, concorda? Então, é indispensável avaliar como é esse processo na empresa.

Veja se os corretores e consultores demoram a responder sua solicitação e se são capacitados sobre o tema. Não deixe de conferir quais são as condições de contrato e a facilidade oferecida. Assim, é possível tomar a decisão ideal.

Assessoria e suporte no processo de aluguel e venda

É muito interessante contar com um apoio personalizado e diferenciado. Para não ter erros, veja se a empresa faz assessoria e ações de suporte.

Quanto melhor for o contato e o auxílio, mais fácil será encarar os desafios, vencer a burocracia e obter satisfação. Então, não deixe de conferir o que o empreendimento oferece para esse momento.

A exclusividade imobiliária traz muitas vantagens, desde que seja feita com uma empresa adequada. Além disso, é possível facilitar a relação com o corretor ao ficar por dentro dos trâmites de aluguel e compra.

Já que se manter informado é tão importante, aproveite e conheça o que é uma escritura de compra e venda.

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM