Imóvel pronto x apartamento na planta: prós e contras

Ao adquirir um imóvel, é preciso considerar vários aspectos: localização, tamanho, preço e facilidades, entre outros. Além disso, vale analisar o tipo da oferta. O imóvel já pronto é uma possibilidade, mas o apartamento na planta também está disponível.

Como as opções são diferentes, é comum ter dúvidas sobre qual é a melhor. Ponderar os prós e contras é muito importante exatamente para não se arrepender mais tarde. Desse jeito, fica fácil tomar a decisão certa.

Na sequência, veja se o ideal é adquirir um imóvel pronto ou um apartamento na planta e tire todas as suas dúvidas!

Quais são as vantagens de um apartamento na planta?

As unidades na planta são aquelas que estão em construção e que, normalmente, são vendidas pela própria incorporadora ou construtora.

Os projetos são modernos e atendem a necessidades específicas, como prédios de alto padrão ou voltados para famílias. Na sequência, veja quais são os prós de fazer essa aquisição.

Chance de ser o primeiro dono

Uma das vantagens é que um apartamento na planta é um imóvel novo. Após a construção, você tem a oportunidade de ser o primeiro dono. Na prática, isso leva ao conforto e gera bastante satisfação.

Além disso, há menos problemas com manutenção. Como os elementos nunca foram usados, a expectativa é que estejam em ótimas condições. Na maioria das vezes, é um jeito de evitar algumas dores de cabeça.

Preço inicial menor

Como o modelo de venda é bem diferente, o imóvel na planta, normalmente, apresenta custos de partida menores. Isso ajuda a diminuir o valor pago como entrada, assim como as parcelas iniciais.

Para quem busca uma opção mais acessível no primeiro momento, essa é uma escolha que atende às necessidades. Além disso, é comum que a incorporadora ofereça condições um pouco melhores que os bancos tradicionais, por exemplo.

Potencial de valorização

Conforme a obra avança, amplia o interesse pela região e pelas unidades habitacionais. A estrutura no entorno também é favorecida, o que aumenta a valorização. Em média, após o final das obras pode ocorrer uma valorização de até 50%.

Além do mais, é comum que as construtoras escolham bairros em desenvolvimento ou com chance de expansão. Então, adquirir alguns metros quadrados na região permite aproveitar o potencial de crescimento.

E as desvantagens?

Da mesma forma em que se mostra positivo, o apartamento na planta tem alguns pontos negativos que não devem ser desconsiderados. Antes de tomar a decisão e assinar o contrato, veja quais são as principais desvantagens de escolher esse tipo de imóvel.

Necessidade de espera para a mudança

Sem dúvidas, o principal ponto negativo quanto ao imóvel em construção é a obrigatoriedade de ter que esperar para poder se mudar. Para que a opção seja mais vantajosa, a compra tem que acontecer logo no começo — muitas vezes, quando as obras ainda nem tiveram início.

Dependendo do tamanho do prédio e das características, o processo talvez leve longos meses. Para quem tem pressa, não é a melhor saída.

Dificuldade de planejamento

Outro problema tem a ver com o planejamento. Apesar de o contrato prever uma data de entrega, a empresa responsável pode atrasar por até 180 dias, sem ser prejudicada ou multada.

Isso leva a um obstáculo extra para planejar a mudança, ao mesmo tempo em que as parcelas ainda precisam ser pagas. Para quem vive de aluguel, há uma grande barreira nesse sentido.

Possíveis dificuldades no financiamento

A valorização do imóvel é positiva em certos aspectos, mas não é tão interessante em relação ao financiamento. Somente após a obra é que começa o pagamento pela unidade. Nesse período, o valor pode ficar maior.

Isso gera parcelas ampliadas, o que nem sempre é viável para o orçamento. Então, o financiamento talvez até seja negado, dependendo dos valores.

Quais os benefícios do imóvel pronto?

Enquanto isso, o imóvel finalizado apresenta alguns pontos vantajosos que merecem destaque. Inclusive, ele pode ser até mais positivo que a versão na planta. Descubra por que recorrer a essa alternativa!

Variedade de estilos e características

No mercado imobiliário, há centenas de imóveis prontos dentro do seu orçamento. São apartamentos e casas de todos os tamanhos, com várias qualidades e localizações. Assim, fica mais fácil achar a alternativa perfeita.

Além de tudo, é possível encontrar opções já construídas e que são totalmente novas. Então, ser o primeiro dono não é exclusividade do projeto na planta.

Maior segurança para a compra

O processo de comprar, nesse sentido, é mais seguro por alguns motivos. Como tudo já está pronto, não há riscos de ocorrerem atrasos ou de a construtora não conseguir finalizar a obra.

Com o apoio de uma imobiliária de qualidade, todo o processo acontece com tranquilidade. Ao final da transação, tem a chance de aproveitar o espaço da melhor maneira.

Mudança imediata

A menos que decida negociar o contrário, é possível se mudar para o imóvel comprado de forma imediata. Assim que ocorre a liberação do financiamento, você tem a chance de já começar a pagar as parcelas estando no local.

Isso é perfeito para quem não pode ou não quer esperar, bem como para quem deseja ter muita previsibilidade sobre a mudança.

Não há surpresas desagradáveis

Um dos maiores problemas sobre o apartamento na planta é que não dá para ter certeza sobre vários aspectos da compra. A valorização, como visto, aumenta bastante o preço e até prejudica o financiamento.

Há, ainda, a questão da finalização. O resultado pode não ser o desejado e a construtora, talvez, entregue algo bem diferente das expectativas. Com o imóvel na planta, nada disso acontece: você conhece preços e características antes da compra — e esses pontos não mudam após assinar o contrato.

E quais são os contras?

Como qualquer operação, a compra de um imóvel pronto também traz alguns aspectos negativos e que precisam ser conhecidos. Para não ser pego de surpresa, veja quais pontos merecem atenção.

Documentação um pouco mais burocrática

Como um imóvel pronto, normalmente, é de posse de outra pessoa física, a documentação é um pouco mais complicada. É preciso cuidar da transferência, lavrar a escritura e pagar as taxas correspondentes.

Ao mesmo tempo, é fácil contornar o problema. A ajuda de uma imobiliária capacitada e experiente é determinante para vencer a burocracia e diminuir as dores de cabeça com o processo.

Necessidade maior de busca

Como são muitas opções no mercado, é preciso fazer uma busca com cuidado. Quanto maiores forem as exigências, mais intensa é a necessidade de avaliar diversas casas e apartamentos. A princípio, isso pode parecer cansativo.

No entanto, ter várias opções não é, obrigatoriamente, uma desvantagem. Com um bom corretor, tem acesso ao que faz sentido para você e consegue finalizar a compra do modo adequado.

Entre o imóvel pronto e o apartamento na planta, há vantagens e desvantagens de ambos os lados. Para a decisão, o ideal é considerar quais são os seus interesses e as suas necessidades, de modo a ter máximo conforto.

Gostou desse comparativo? Curta a nossa página no Facebook e esteja sempre por dentro das novidades para imóveis!00

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM