Hora da mudança? Primeiros passos para quem deseja mudar de casa

Às vezes, mudar de casa é mais urgente que nunca. Pode ser que o lar pareça pequeno (ou grande) demais ou que já não atenda às necessidades. Uma alteração no trabalho, na escola dos filhos ou até na rotina podem ser aspectos que tornam o local onde você mora menos interessante.

Em outros casos, fazer a troca é sinal de conquista. Escolher uma residência com melhor infraestrutura significa uma vida financeira mais equilibrada e um avanço na qualidade de vida. É uma realização e tanto, não é mesmo?

Não importa se o objetivo é resolver um problema ou celebrar uma vitória. O que vale é realizar uma boa escolha nesse momento. Confira este artigo para ver se é a hora de se mudar e entenda como agir!

Será que não é melhor reformar?

Antes de pensar em trocar de endereço, vale olhar com carinho para a casa atual. Talvez a mudança necessária seja nos ambientes — e não para um novo lugar. Nesses casos, a reforma pode ser uma alternativa. No entanto, atenção: se o imóvel for alugado, será preciso obter a autorização do proprietário antes de qualquer modificação.

Para não ter dúvidas sobre essa possibilidade, entenda o que levar em conta em relação à reforma!

Veja o orçamento disponível

Mesmo que seja uma modificação pequena, reformar não é algo barato. Você precisará do material, dos profissionais e, às vezes, até de documentação nova. Então, veja se o seu orçamento realmente comporta esses gastos antes de iniciar qualquer outra etapa.

Conheça o objetivo a ser atingido com a reforma

Compreender a sua intenção com a obra ajuda a alinhar expectativas. Se o problema for um cômodo mal utilizado, uma alteração arquitetônica pode resolver. No entanto, se a dificuldade é que não há espaço para todos ou a vizinhança que incomoda, por exemplo, mudar de casa é a saída ideal.

Entenda quais cômodos reformar

Por fim, é preciso descobrir quais serão os pontos a transformar na casa. Uma reforma em um ou dois pontos pode ser viável, pois será algo breve. Se a ideia for alterar o lar inteiro, entretanto, é melhor considerar a mudança.

Vender ou alugar a moradia atual?

Se você for o proprietário da residência atual, é hora de pensar sobre a possibilidade de alugar ou vender. Tudo depende dos seus interesses e do que você pretende fazer no futuro. Quer ver por que?

Se quiser comprar um novo imóvel, a venda do atual ajuda a garantir a entrada e até a abater parte do valor do novo. Mas se você já tiver o total para a entrada, talvez valha a pena alugar para pagar o financiamento. O aluguel também auxilia a custear parte da locação do novo imóvel.

Veja o que faz mais sentido para a sua realidade e o que fará com que a mudança fique mais fácil. Desse jeito, o processo não se torna uma complicação sem fim.

E agora? Apartamento ou casa?

Também não podemos nos esquecer de considerar qual será o novo destino da família. Um apartamento é uma opção conveniente para quem deseja ter maior segurança e praticidade. Mas, é válido ressaltar que a vida em comunidade é diferente e que é necessário respeitar algumas regras.

Uma casa, por outro lado, é ideal para quem procura mais espaço e liberdade. Você tem a chance de aproveitar o ambiente externo e de fazer as próprias regras — desde que não atrapalhe os vizinhos.

As duas alternativas têm pontos positivos e negativos, então tudo depende da sua realidade e das suas necessidades. Faça uma análise cuidadosa para compreender qual opção poderá gerar mais pontos positivos ao seu cotidiano.

Quais são as suas principais necessidades na nova moradia?

Antes de empacotar tudo e mudar de casa, é essencial entender como deve ser o novo lar. Reconhecer as suas exigências é o melhor jeito de já saber o que procurar.

Na sequência, veja quais demandas devem ser atendidas e o que considerar!

Espaço

Comece olhando a metragem e a distribuição do espaço no imóvel. Veja qual é a quantidade necessária de cômodos e como a área útil deve ser aproveitada. Se a família tiver aumentado, por exemplo, é essencial que o lugar tenha um quarto extra, certo?

Se você deseja receber mais amigos, provavelmente precisará de uma sala maior que a atual. Se a casa atual tiver ficado grande, no entanto, buscar uma opção aconchegante é a melhor saída — os compactos estão com tudo. Então, sua necessidade de espaço é algo a ser considerado.

Acessibilidade

A acessibilidade tem a ver com a facilidade de chegar e sair do lugar onde a nova moradia está localizada. Afinal, não adianta escolher um ótimo imóvel se a locomoção para o trabalho ou de volta para casa será complicada.

No caso de um prédio, ainda vale considerar detalhes como a presença de elevador, de portaria, garagem e facilidades do tipo. Assim, é possível selecionar um local que simplifique o seu cotidiano.

Localização

A localização é um dos fatores que nunca poderão ser alterados — por isso, deve ser selecionada de maneira muito criteriosa. Veja, por exemplo, se o local fica perto das escolas, de restaurantes ou mesmo do seu local de trabalho — tudo depende do seu momento atual.

Também é essencial ver se o lugar é tranquilo, se há muito barulho no entorno ou se é possível levar um estilo de vida condizente com a sua expectativa. Em um prédio, é preciso escolher até mesmo o andar. Afinal, tudo isso garante uma boa experiência ao mudar de casa.

Áreas e opções de lazer

Não se esqueça de pensar em tudo o que pode ser feito fora de casa para se divertir. Um edifício com playground infantil ou piscina é ótimo para famílias. Já uma casa com quintal facilita para quem deseja ter animais de estimação ou uma horta, por exemplo.

Veja, ainda, se o imóvel fica perto de parques, shoppings, museus e tantas outras atrações de lazer. É importante estar em um local que apresente diversas possibilidades, pois isso torna o cotidiano bem melhor.

Segurança

A segurança é uma das principais preocupações do brasileiro, de acordo com o Instituto Paraná Pesquisas. É claro que não seria diferente na hora de mudar de casa, certo? Por isso, avalie qual é a proteção oferecida pelo novo endereço.

Veja se a região é segura, confira se existe policiamento e analise se ocorreram casos recentemente. Converse com as pessoas e não deixe de considerar a estrutura. As casas devem ter muros protegidos e o apartamento, a estrutura adequada de portaria. Fique de olho!

Mudar de casa é a melhor alternativa em diversos momentos, mas é um processo que deve ser feito com cuidado. Com essas dicas agora você tem uma noção muito melhor de como agir para que o procedimento seja tranquilo, certo?

Como mencionamos, acertar na escolha do bairro é essencial. Em Belo Horizonte, conheça o bairro Gutierrez e todos seus encantos!

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM