8 vantagens de comprar imóveis pelo financiamento para empresas

Quem é dono de um negócio sabe o quanto a localização é importante na hora de fazer mais vendas e atrair mais clientes. Porém, pagar o aluguel de um espaço em uma área privilegiada, nem sempre é algo simples – e esse ato pode acabar comprometendo o orçamento da empresa.

O que alguns empresários têm optado fazer nesse momento é a compra do imóvel comercial, aumentando o patrimônio da companhia. E uma das possibilidades é por meio do financiamento para empresas.

Quer saber mais sobre esse assunto e descobrir se essa forma de pagamento é interessante para o seu negócio? Continue a leitura!

Como funciona o financiamento para empresas no caso de imóveis?

Muitas pessoas imaginam que o financiamento de imóveis apenas é possível para a compra de residências, o que não é verdade. Pessoas jurídicas podem conseguir linhas de crédito específicas para financiar imóveis comerciais, sendo que essa modalidade é oferecida por muitos bancos, como a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e o Banco do Brasil.

Grande parte dos bancos realizam o financiamento por meio da alienação fiduciária do imóvel. Ou seja, o próprio bem financiado é dado como garantia do pagamento do financiamento. Assim, enquanto a dívida não é quitada, a empresa tem apenas o direito de uso do imóvel, mas não o de posse.

A maior parte dos financiamentos pode ser feito tanto para imóveis na planta, como para aqueles já construídos. Alguns passos que podem ser exigidos pelos bancos para esse tipo de financiamento são:

  • avaliação do imóvel, que será feita pelo banco a fim de compreender se o ponto escolhido está dentro do estipulado pela linha de financiamento;
  • avaliação do comprador, analisando a renda comprovada;
  • avaliação do vendedor do imóvel, já que é preciso que o bem esteja com tudo legalizado em termos de documentação;
  • assinatura do financiamento e pagamento da entrada.

Quais as vantagens de comprar um imóvel usando o financiamento para empresas?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona o financiamento para empresas, veja algumas vantagens dessa opção.

  1. Prazo de pagamento diferenciado

O prazo de pagamento depende muito do banco que você escolher, da sua renda e também do valor do imóvel a ser financiado. Muitos bancos, contudo, oferecem opções de pagamentos em 360 meses ou 420 meses, dando ao empresário uma chance maior de se programar.

  1. Valor mais alto do imóvel

Imóveis comerciais costumam ser mais caros, por isso os financiamentos para esse tipo de bem contam com um limite maior para o valor-teto do item a ser financiado. No Banco do Brasil, o valor máximo é de R$ 5 milhões, o mesmo do Bradesco. Lembrando que alguns bancos limitam também o máximo desse valor que poderá ser financiado, girando em torno de 80%.

  1. Possibilidade de composição de renda

Essa é uma das facilidades oferecidas em muitos bancos para esse tipo de financiamento, permitindo a composição de renda de até 3 proponentes que devem apresentar algum grau de parentesco, consanguíneo ou por afinidade.

  1. Carência maior

Alguns bancos oferecem uma carência de até 6 meses para começar a amortizar o capital. Nesse período, o pagamento será feito apenas sobre os juros do período.

  1. Planos para diferentes tipos de empresários

Nem sempre as necessidades dos empresários ou o porte dos seus negócios são iguais. Por isso, é possível encontrar linhas de financiamento para diferentes tamanhos de empresas, sendo que algumas oferecem condições especiais para micro e médio empresários, facilitando o pagamento do financiamento.

  1. Financiamento de reformas

Além da compra do imóvel comercial, alguns bancos ainda oferecem uma linha especial de financiamento destinada a reformas, garantindo que o local ficará de acordo com as necessidades do seu negócio – sem que para isso você tenha que comprometer o orçamento da sua empresa.

  1. Aumento do patrimônio da empresa

Com as oscilações da economia, nem sempre temos certeza de que o nosso negócio prosperará como imaginamos. Ao comprar um imóvel comercial, você aumentará o patrimônio do seu negócio e poderá vender esse imóvel caso haja a necessidade de aumentar o capital da sua empresa. Para isso, você poderá usar o valor pago para quitar o financiamento e ficar com o restante como lucro.

  1. Linhas especiais para imóveis com valor mais alto

Alguns bancos oferecem uma linha de financiamento chamado “CH” (carteira hipotecária) que não possui valor máximo do imóvel a ser financiado, ampliando as possibilidades para que você encontre o ponto certo para abrir o seu negócio.

Contudo, nesse tipo de financiamento, geralmente os bancos financiam entre 30% e 60% do valor e os juros costumam ser um pouco mais altos do que nas demais modalidades.

Será que o financiamento para empresas é uma boa saída para o meu caso?

Mesmo lendo as vantagens do financiamento para empresas, você ainda tem dúvidas se essa é uma boa escolha para o seu caso?

A primeira coisa a fazer é começar a colocar na ponta do lápis se é mais vantajoso financeiramente pagar o aluguel ou a prestação do financiamento, considerando a realidade financeira da sua empresa e a capacidade de continuar fazendo o pagamento por um período maior (já que, no caso do aluguel, se você desejar fechar a empresa ou mudar a sede terá apenas que romper o contrato e pagar a multa referente).

Porém, vale lembrar que ao comprar um imóvel ele passará a ser um ativo da sua empresa, permitindo que você inclua esse bem em futuras negociações, caso precise gerar mais capital. No caso da compra de terrenos, por exemplo, é possível investir na personalização da sua sede, algo muito importante para alguns setores.

O financiamento é uma das opções mais usadas no mercado, porque permite que o empresário tenha uma ideia antecipada do valor das parcelas e não necessita que você desembolse todo o valor da compra do bem de uma só vez.

Mas essa modalidade não é a única. Existem também outras opções como o leilão e o consórcio. De qualquer forma é sempre importante entender muito bem qual o valor pago, o quanto terá de desembolsar de entrada e as taxas adicionais, como as custas do cartório, por exemplo.

Depois de ler este conteúdo, você acredita que o financiamento para empresas seja a melhor solução para comprar um imóvel para o seu negócio? Aproveite e descubra se a localização da sua empresa está adequada, lendo o nosso post completo sobre o assunto!

Descubra os diferenciais dos 7 melhores bairros de BH.