Entenda sobre o seguro aluguel e quando fazê-lo!

Ao decidir alugar um imóvel, seja um apartamento ou uma casa,  existem algumas questões a serem levadas em conta. Muitas vezes você precisa encontrar um fiador, e ele é quem vai garantir que o seu aluguel chegue ao fim do contrato sem custos ao proprietário e ao inquilino. O fiador assegura, à justiça, que não levem seu imóvel por eventuais dívidas.

Porém, hoje em dia, pela grande responsabilidade em ser fiador, pode ser difícil de encontrar alguém que se disponha para isso. Ou talvez você não tenha como desembolsar todo o dinheiro do caução de uma só vez. Por isso, as seguradoras disponibilizam uma outra opção, que é o seguro aluguel.

Essa modalidade é bastante vantajosa para o inquilino, pois oferece coberturas de despesas extras, como o pagamento do condomínio, IPTU, multas, etc.

Quer saber como e quando contratar um seguro aluguel? Vamos contar tudo nesse post. Continue lendo para descobrir!

O que é o seguro aluguel?

O seguro aluguel é um contrato feito por meio de uma apólice, na qual a seguradora garante ao inquilino o pagamento das despesas, caso o aluguel não seja pago no prazo certo. O locador é o segurado e também o único beneficiário do seguro.

É conhecido igualmente como seguro fiança, porque substitui a presença do fiador na negociação.

Portanto, esse documento certifica que a seguradora quite o aluguel ou outros serviços legais imediatamente, caso haja inadimplência por parte do locador. Para isso, o inquilino paga um valor mensal garantindo que todas essas despesas sejam cobertas.

Você ainda poderá contratar coberturas adicionais, como danos ao imóvel, serviços de emergência 24h (chaveiro, consertos, etc), pagamento de encargos legais, como IPTU, condomínio, contas de água, luz, gás, entre outros benefícios.

seguro aluguel

Quando escolher pelo seguro aluguel é uma boa?

Se você estiver com pressa na hora de alugar, escolher o seguro aluguel é o ideal. Pelo fato de poder alugar sem um fiador, o processo de aprovação da proposta do aluguel é mais rápida, já que encontrar algum contato confiável pode ser complicado e demorado.

Agora, lembre-se de que só será possível contratar um seguro fiança se você tiver alguma segurança econômica, pois essa modalidade de seguro pode custar um pouco mais, assim como o depósito caução. Se necessário, espere até ter a renda necessária, sem pesar muito no seu bolso.

Quais cuidados devo ter na hora de escolher o seguro aluguel?

Para contratar o seguro aluguel, é preciso passar por uma avaliação, cujos critérios dependem de cada seguradora. Alguns pontos como a concessão de crédito, a renda e o cadastro do locatário são motivos importantes para o êxito do seguro.

Se você estiver com o nome em algum cadastro de inadimplência, ou se você tiver antecedentes criminais, será mais difícil de se conseguir o seguro. A seguradora poderá tanto recusar seu pedido, como o contrato poderá ser pouco mais caro.

Outro ponto que o cadastro exige é comprovar que sua renda seja 3 vezes maior que o preço do aluguel. Porém, algumas seguradoras podem aceitar a composição de renda, por exemplo de 2 pessoas que forem morar no imóvel.

Esteja atento quanto às coberturas adicionais, quando for contratar um seguro fiança. Normalmente, o plano mais básico e econômico garante apenas o pagamento do aluguel e de multas moratórias. Embora interessantes, muitas coberturas adicionais poderão encarecer o seu contrato.

Também escolha o melhor modo de pagamento para você. É possível parcelar o valor total do seguro. Cada seguradora tem suas próprias opções de pagamento e vale a pena conferi-las antecipadamente com a sua imobiliária.

Contudo, vale salientar que o seguro aluguel é uma opção bastante acessível, principalmente porque permite o pagamento parcelado.

Quais as vantagens e desvantagens do seguro aluguel?

A única desvantagem é para o inquilino, porque ele não terá o valor pago pelo seguro fiança ao final do contrato, mesmo não havendo inadimplência.

De resto, há muitos benefícios para cada um dos envolvidos nesse processo. Confira abaixo!

Vantagens para o inquilino

O inquilino possui muitas vantagens interessantes ao optar pelo seguro aluguel, como:

  • agilidade na aprovação da apólice;

  • não precisa procurar por um fiador;

  • não precisa pagar o depósito caução;

  • tem mais autonomia quanto ao pagamento, que poderá ser feito parcelado durante a vigência do contrato;

  • muitas seguradoras oferecem coberturas adicionais por valores mais acessíveis, como descontos em serviços de assistência e transportadoras de mudança, por exemplo.

    seguro aluguel

Vantagens para o proprietário

Além do inquilino, o proprietário também se beneficia do seguro aluguel. Confira algumas vantagens:

  • rapidez no recebimento do aluguel do imóvel;

  • garantia da locação, do recebimento do aluguel e de encargos;

  • possibilidade de estender o contrato e ter renovações do seguro ao longo da vigência do contrato;

  • não é necessário recorrer a fiadores “profissionais”;

  • possibilidade de contar com coberturas adicionais da seguradora.

Como você pode notar, contratar um seguro aluguel é mais uma das alternativas na hora de alugar um imóvel. Mas saiba que, independentemente de optar por essa modalidade, o mais importante é realizar todo o processo com a ajuda de uma boa e confiável imobiliária!

É essencial estar tranquilo quanto ao contrato que você está assinando, além de saber que você tem o respaldo da imobiliária para quaisquer problemas que possam surgir entre você e o proprietário.

 Agora que você já sabe mais sobre o seguro aluguel, que tal conhecer todos os serviços oferecidos pela Lar Imóveis? Entre em contato conosco e encontre o imóvel certo para você e para a sua família!

 

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM