Segurança residencial e a paz da sua família: como preservar?

Você já sentiu uma sensação de insegurança mesmo dentro de casa? Em um contexto de alta violência urbana no Brasil, esse sentimento é muito comum. Caso a sua resposta para essa pergunta seja sim, talvez este seja um bom momento para pensar em segurança residencial

A questão da segurança do lar é extremamente relevante no nosso país e, por isso, é importante estar atento em relação ao tema. Vale destacar que, de acordo com o levantamento feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o número de roubos é duas vezes maior do que a média mundial. Realmente os números são preocupantes, não é mesmo?

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post forneceremos dicas que o ajudarão a otimizar a segurança residencial do seu lar. Dessa forma, você terá tranquilidade e poderá viver grandes momentos com a sua família. Confira!

Como garantir a segurança residencial?

Existem diversas práticas que o ajudarão a garantir a segurança da sua casa ou apartamento. Entre elas estão o uso de câmeras, os acionamentos, o uso de cercas, a presença de campainha com câmera, uso do insulfilm, iluminação do ambiente, a poda das árvores e o uso dos cadeados. Abordaremos todas essas questões nos tópicos a seguir!

Uso do sistema de câmeras

As câmeras de vigilância não precisam de apresentações e, sem dúvida, são equipamentos que ajudam a garantir a segurança na casa. Primeiramente, é importante instalar essa ferramenta em pontos estratégicos do apartamento. Entre eles a entrada da residência, a garagem, a região dos fundos e outros locais com pouco movimento.

Também é fundamental verificar se as câmeras instaladas apresentam sensores infravermelhos. Por meio deles é possível capturar as imagens em ambientes sem a iluminação adequada, fazendo que o sistema de câmeras funcione mesmo na ausência de luz.

Por fim, também é importante que as câmeras estejam atreladas a um sistema de gravação e que elas tenham um backup remoto ou na nuvem. Afinal, no caso de uma invasão, os criminosos não poderão destruir as gravações.

Presença de acionamentos

Existem alguns acionamentos que contribuem para otimizar a segurança residencial. O primeiro deles é o botão do pânico. Trata-se de um dispositivo que fica ligado ao sistema de alarme da casa. Se for acionado pelo morador, ele dispara um alarme silencioso em situações de emergência.

Outro acionamento importante é a abertura por biometria. Por meio dela somente as pessoas com a digital cadastrada é que terão acesso ao lar. Trata-se, portanto, de uma das formas mais simples e práticas de garantir a segurança residencial. 

Uso de cercas

As cercas elétricas geralmente são usadas ao redor dos imóveis e dos muros com a intenção de dificultar a ação dos invasores. Como tem uma alta descarga elétrica, a presença delas inibe os indivíduos que tentam pular o muro, o que garante maior proteção aos moradores.

Não é indicada, porém, a instalação desse dispositivo em locais de muita vegetação, pois acontecerá frequentemente a queda de galhos, disparos falsos e, consequentemente, será preciso fazer a manutenção das cercas com frequência.

Presença de câmera na campainha

Sem dúvida, a presença de câmera na campainha é outra estratégia importante para otimizar a segurança do ambiente. Quando alguém tocar a campainha de sua residência, você verá rapidamente quem tocou e se há ou não alguém mal-intencionado tentando entrar no seu apartamento.

Uso de insulfilm

O insulfilm também é utilizado com frequência para otimizar a segurança residencial. Por meio do uso de uma película de cor escura (fumê) nas portas ou janelas, você consegue evitar que as pessoas externas observem a rotina e tudo o que acontece na sua residência. Muito prático isso, não é mesmo?

Iluminação do ambiente

Também é muito importante que o ambiente da sua casa tenha uma boa iluminação. Isso pode ser garantido de diversas formas. Entre elas está a presença de sensores na entrada, nos corredores e nas laterais externas.

Além disso, vale muito a pena contar com luzes fixas no ambiente. Isso é extremamente importante em áreas isoladas, principalmente em regiões nas quais não há vizinhos e que, por esse motivo, trata-se de um local muito calmo.

Podar árvores

Pode parecer um procedimento trabalhoso, pois será necessário fazer com certa frequência. No entanto, a poda das árvores é outro elemento fundamental para ajudar a deixar o seu imóvel mais seguro.

Você deve estar se perguntando: “por qual motivo a poda das árvores ajudará a deixar a minha casa ou apartamento com mais segurança”, certo? Isso acontece porque, com o corte da vegetação, os criminosos não poderão utilizar as árvores como escada ou impulso para invadir a sua residência.

Uso de cadeados e correntes

Outra ferramenta indispensável para assegurar a paz da sua família é o uso de cadeados ou correntes na residência. Trata-se de outra estratégia utilizada com a intenção de dificultar a entrada de criminosos na casa ou apartamento. Dessa maneira, você poderá ficar tranquilo caso precise se ausentar.

Agora que você já sabe como garantir a segurança residencial da sua casa ou apartamento, leia o nosso artigo sobre como você pode garantir a segurança do seu imóvel durante as viagens!

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM