O que é contrato digital e como ele funciona?

A tecnologia vem se tornando uma grande aliada na hora de reduzir a burocracia e otimizar o nosso tempo em diversas questões do dia a dia, agilizando o pagamento de contas bancárias, melhorando o atendimento ao cliente e facilitando a nossa comunicação. Na LAR Imóveis não é diferente! Por isso, lançamos o Contrato Digital.

O que é o contrato digital?

O contrato digital é uma forma de substituir a assinatura tradicional pela eletrônica. Simples assim! Agora quando você quiser alugar um imóvel, em vez de reunir toda a papelada, assinar todos esses documentos, reconhecer firma de todas as assinaturas e enviar para a imobiliária, tudo pode ser resolvido de forma digital.

Você pode assinar o contrato de forma eletrônica, por meio de uma plataforma ágil e segura e que evita ainda burocracias posteriores no processo de locação do imóvel. Para garantir a segurança, todo o processo de assinatura é realizado com senhas e validações geradas individualmente para cada cliente.

Cada assinatura possui um certificado digital, que é o responsável por comprovar que determinada chave (ou senha) pertence a você.

Além disso, existe uma Autoridade Certificadora que garante que o signatário é realmente o destinatário do arquivo. Assim, quando for assinar digitalmente seu contrato, será gerada uma senha para você.

Para que a assinatura seja válida, é preciso que a Autoridade Certificadora garanta que o signatário e o destinatário sejam as mesmas pessoas. Essas Autoridades Certificadoras são verificadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, dando credibilidade ao processo.

Quais as vantagens de optar pelo contrato digital?

Agilidade

Com o uso do contrato digital, todo o processo é mais dinâmico, já que não envolve a necessidade de cartórios e autenticações. É possível enviar e assinar rapidamente as informações, reduzindo o tempo, os custos e a burocracia.

Redução de custos

Imprimir uma quantidade enorme de papeis e fazer a autenticação de todas as assinaturas envolve custos, encarecendo as transações. Com o contrato digital, não existe nenhum custo extra de impressão de documentos, bem como de autenticação de assinaturas

Mais segurança

Com o contrato digital todas as informações são resguardadas por um processo de criptografia. Ou seja, você navegará em um ambiente seguro, com tecnologia suficiente para evitar que terceiros consigam ter acesso às suas informações. Além disso, a assinatura digital é feita por meio de sistemas totalmente seguros, que usam chaves codificadoras, garantindo a idoneidade de quem assina o documento. Mas, é claro que ainda continua sendo fundamental que todo esse processo seja feito por uma imobiliária de confiança, assegurando o sucesso da sua transação.

Processos mais dinâmicos

A velocidade e o ganho de tempo são primordiais. O contrato digital é uma forma rápida e simples de dinamizar os processos, afinal, tudo é feito pela internet, no horário que for mais conveniente. Podendo ser feito simultaneamente por todos os envolvidos.

O passo a passo da assinatura do contrato digital

A imobiliária / administradora de imóveis recebe a documentação do cliente para análise e aprovação. Após a aprovação desta documentação, é gerado um contrato que fica disponibilizado na plataforma da imobiliária. O cliente recebe um e-mail com a senha específica e as instruções de como proceder e a imobiliária recebe um alerta quando o cliente realizar a assinatura.

O contrato digital é válido perante a lei?

Uma dúvida que muitas pessoas possuem é se o uso do contrato digital é permitido por lei. No Brasil, existe a Medida Provisória 2.200-2 do Código Civil Brasileiro, que regulamenta o uso do contrato digital para transações imobiliárias. Além de várias resoluções do Comitê Gestor do ICP e Instruções Normativas do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Outro ponto importante é que todas as chaves públicas usadas nos processos de assinaturas digitais são regularizadas pelo ICP-Brasil, um órgão público que dá respaldo ao processo e garante a idoneidade, a autenticidade e a confiabilidade desses dados.

Como você pode notar, o contrato digital é uma forma totalmente moderna e segura para agilizar diversas transações imobiliárias. Todos os trâmites são feitos pela internet, reduzindo os seus custos e otimizando os processos.

Gostou de saber mais sobre o contrato digital? Leia o nosso post sobre o seguro aluguel e descubra quando você deverá investir nessa modalidade!

Descubra os diferenciais dos 7 melhores bairros de BH.