Conheça um pouco mais sobre o bairro de Lourdes

História do Bairro de Lourdes

Fundado oficialmente na década de 30, o bairro de Lourdes, localizado na região Centro-Sul começou a surgir bem antes, sob a proteção da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1923. O bairro consta do projeto original de Belo Horizonte, no qual a cidade tinha a área urbana limitada pela Avenida do Contorno. Inicialmente, o bairro foi criado para abrigar as famílias de classe alta de Belo Horizonte, que habitavam o Cidade Jardim, já saturado na época. E se você deseja saber mais sobre o bairro de Lourdes, confira as informações logo abaixo.

Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Basílica Nossa Senhora de Lourdes


Características do Bairro de Lourdes

A beleza da região, o charme, as ruas largas e arborizadas e a localização privilegiada são características que ainda hoje fazem do Lourdes um dos espaços mais valorizados da capital. Grandes jardins continuam a embelezar a fachada dos prédios luxuosos e ruas com passeios largos dão uma característica diferenciada ao projeto urbanístico local. Localizado ao lado da Savassi, do Centro, do Santo Agostinho, do Santo Antônio e do Cidade Jardim, o bairro tem imóveis que ultrapassam a 3,5 milhões de reais e a vizinhança de belos espaços como as praças Marília de Dirceu, da Liberdade e da Assembleia Legislativa.

Praça Marília de Dirceu Bairro Lourdes

Praça Marília de Dirceu

Considerado pelo Instituto de Pesquisas Administrativas e Econômicas de Minas Gerais da UFMG (IPEAD/UFMG), como um bairro de altíssimo padrão, o Lourdes abriga desde pequenos empreendimentos de 3 ou 4 andares, que marcaram o início da verticalização de Belo Horizonte, até edifícios gigantescos com unidades residenciais, salas e espaços corporativos.

Confira imóveis para comprar no Lourdes
A excelente localização e a proximidade com a Savassi fizeram do Lourdes um bairro de luxo e glamour. Restaurantes premiados pela crítica e público, como Favorita, Taste Vin, Marília Pizzeria, D’artagnan Bistrô, Maria de Lourdes Chopperia, Ah! Bon e Speciali Pizzaria, dentre outros, se instalaram por lá e atendem primorosamente a paladares refinados e gostos exigentes.

É também no Lourdes que estão as lojas mais requintadas de Belo Horizonte, que vão de móveis de designer moderno, passando pelo melhor da moda mineira às grifes internacionais, como Bárbara Bella, Villa Vittini, entre outras. Supermercados, o Shopping Diamond Mall com produtos e serviços sofisticados e bares tradicionais como o Tizé, Tip Top e o Bar do Lopes, também se distinguem neste cenário, além de instituições de ensino tradicionais, como a Faculdade Metodista Izabella Hendrix e o Centro Universitário Una.

Bairro Lourdes Belo Horizonte

Foto: Christyam de Lima

Confira imóveis para alugar no Lourdes

O bairro possui também a conhecida “região do ouro”, composta pelas ruas Santa Catarina, Bárbara Heliodora, Marília de Dirceu, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta região, está localizada a maioria dos serviços que atendem os moradores. O bairro é o mais valorizado da capital para a compra ou aluguel de imóveis e abriga famílias antigas, conhecidas e nobres.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a região, visite o site da Lar Imóveis e encontre o imóvel ideal para você!

Gostaria de esclarecer mais alguma questão sobre o bairro? Comente aqui no blog e deixe as suas dúvidas que responderemos.

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM