Compra ou aluguel: descubra o melhor pra você!

 

A moradia e a dúvida de adquirir ou optar por alugar um imóvel é sempre uma das maiores questões na vida de jovens casais. As duas opções podem ser vantajosas, desde que antes da concretização do negócio, alguns fatores sejam levados em questão, seja a escolha da compra ou aluguel de uma propriedade.

O mercado imobiliário é impactado por diversos fatores, entre eles o cenário econômico do país, crescimento do setor imobiliário, poder de compra do investidor, linhas de crédito e financiamentos oferecidos pelas instituições bancárias. Porém, mesmo diante de cenários favoráveis ou desfavoráveis, existem boas opções para comprar ou alugar um imóvel.

Quer descobrir a melhor opção de aquisição para você ? Continue a ler o post que criamos sobre esse assunto e saiba aqui a melhor opção para o seu caso!

Compra ou aluguel: quando alugar é a melhor opção?

O aluguel de um imóvel para moradia sempre foi algo bem controverso no Brasil. Muito das questões do medo do aluguel foram criadas pelos nossos pais, pois, segundo eles, a compra de uma propriedade é sempre a melhor escolha.

Porém, especialistas em imóveis e finanças pensam diferente, valorizando o aluguel em algumas situações. Tudo isso tem um grande peso durante a resolução pela compra ou aluguel que será realizada.

Além disso, o inquilino não tem grandes preocupações com reformas, com manutenção da propriedade, impostos e outros gastos, que ficam na responsabilidade do dono do imóvel. Porém, mesmo com essas facilidades em locar, é preciso saber que também existem despesas nessa modalidade, como a garantia exigida para o aluguel, taxas de condomínio, entre outras despesas que o inquilino deve arcar durante a locação da propriedade.

compra ou aluguel

Fatores favoráveis à opção de alugar

Mobilidade

Sem dúvida, a mobilidade é um dos principais fatores favoráveis ao aluguel. Com o trânsito caótico nas cidades, grande tempo de deslocamento até o trabalho, faculdade, locais de entretenimento e lazer, residir longe é uma desvantagem.

Morar em boa localização é essencial para quem busca qualidade de vida, facilidade de locomoção e rapidez no dia a dia. Locomover-se com mais rapidez impacta positivamente na qualidade de vida.

Além disso, ter mais disponibilidades para outras situações importantes, como passar mais tempo com a família, amigos e até se dedicar mais a esportes e atividades que garantem bem estar pessoal, físico e mental, fazem toda a diferença! Nesse caso, o aluguel pode ser uma boa escolha.

Reserva financeira

Quando há uma certa quantia em investimentos ou reserva financeira, comprar um imóvel pode comprometer o valor investido. Dessa forma, o aluguel fica em vantagem, já que o valor guardado pode ser investido em ações, títulos públicos, CDBs, previdência privada e até outros investimentos que podem ajudar na compra da casa futuramente.

Com a quantia investida e sua rentabilidade é possível pagar o valor do aluguel mensal, ou uma parte dele e até guardar o valor para, futuramente, adquirir o imóvel almejado, sem grande dependência de instituições bancárias, ajuda financeira dos pais, família ou comprometimento da vida financeira do casal. Evitar ficar endividado pode ser um importante elemento na definição pela compra ou aluguel. Além disso, o valor atual do aluguel possui baixo percentual equivalente ao valor real de uma propriedade.

Liberdade para mudar

A liberdade para mudar de emprego, carreira e oportunidades de trabalho podem ficar restritas com a compra de um imóvel, pois vender um bem adquirido é mais complexo do que sair de um imóvel alugado e ir para outro mais perto do novo emprego. Quando a vida profissional está no início, estar aberto a mudanças e ter a liberdade de morar em qualquer lugar faz com que o aluguel seja uma vantagem a compra de um lar. Esse fator também deve ser pesado na hora da compra ou aluguel da propriedade.

compra ou aluguel

Compra ou aluguel: quando comprar é a melhor opção?

A compra do primeiro imóvel é um sonho para a maioria dos casais, sobretudo para os que estão no início da vida a dois. “Quem casa, quer casa”, diz o ditado popular! Ainda mais em um país que a aquisição da casa própria é um bem sonhado pela maioria da população.

Além disso, o Brasil possui linhas de crédito para esse tipo de compra, aumentando as vantagens de adquirir um imóvel próprio.

Fatores que devem ser analisados antes de comprar um imóvel

Financiamento

As instituições oferecem financiamentos bancários e outras linhas de crédito para aquisição da casa própria com iniciativas que favorecem desde famílias da classe C e D, quanto classe A e B. Atualmente, a Caixa Econômica Federal define que o valor da parcela mensal do financiamento pode comprometer no máximo 30% da renda familiar mensal.

A aprovação do crédito também é outro fator para a compra ou aluguel da casa desejada. O valor da entrada para conseguir o financiamento é de, no mínimo, 20% do valor de venda da propriedade, por isso, é ideal ter pelo menos essa quantia para oferecer.

O valor pode ser financiado em até 35 anos, podendo variar de acordo com a instituição. Já a taxa de juros praticada é a partir de 5% ao ano.

Investimento seguro

A compra de um imóvel ainda é um dos investimentos considerados mais seguros, pois a casa própria dificilmente é perdida. Além disso, o país foi o que teve maior valorização dos imóveis no mundo, no período entre 2008 a 2013, sendo uma valorização de 121%, segundo Banco de Compensações Internacionais (BID). O fator de valorização do imóvel e sua segurança é um dos que mais impactam os que têm dúvida na compra ou aluguel de seu primeiro lar.

Aumentar o patrimônio

Óbvio que adquirir patrimônio é uma das metas da maioria dos casais que, futuramente, poderão ter maior tranquilidade para os filhos e família. Neste caso, a compra do imóvel pode garantir maior bem estar e segurança financeira, sobretudo nos próximos anos após a compra. Lembre-se, seja sua escolha compra ou aluguel do imóvel, é necessário sempre consultar uma empresa imobiliária para sanar todas as dúvidas e auxiliar nesse tão importante projeto para o casal!

Quer ficar sempre informado sobre o mercado imobiliário e suas oportunidades? Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM