Como aplicar Feng Shui no apartamento novo?

feng shui no apartamentoOrganizar uma casa nova pode ser ou uma tarefa muito gostosa ou uma tarefa bem estressante. É preciso decidir como ocupar cada um dos cômodos e, às vezes, tem-se a sensação de que alguma coisa simplesmente está fora do lugar. Montar um novo lar não é apenas preencher os espaços, é preciso ter atenção à harmonia e energia de cada lugar. Por isso que, há 4 mil anos, os chineses levam em conta as tradições do Feng Shui, para tornar o seu lar um ambiente mais agradável.

O Feng Shui é formado por conhecimentos acumulados ao longo de todos esses anos e passados de geração em geração pelas famílias mais tradicionais da China antiga. O que começou com técnicas ancestrais, foi difundido entre as pessoas até chegar ao que conhecemos hoje com o objetivo principal de criar um bonito e harmonioso ambiente.

Qual é a melhor maneira para seguir essas dicas milenares? Abaixo, veja como organizar e decorar um novo lar, levando em conta a energia das coisas, para criar um ambiente harmonioso e prazeroso!

A observação dos fenômenos naturais e da Energia Vital

O Feng Shui, representado em chinês pelos símbolos 风水 e pronunciado “fông chóe”, é uma das técnicas mais antigas para harmonizar o espaço e costuma inspirar arquitetos e decoradores em todo o mundo. Os ancestrais estudiosos do Feng Shui a usavam para definir lugares para construir as vilas e orientavam os moradores sobre como organizar suas casas.

Todo esse conhecimento milenar resultou em técnicas de observação do ambiente diante o Universo. Os estudos primórdios levavam em conta a observação dos fenômenos naturais e a compreensão da Energia Vital, chamada de “Chi” pelos chineses. O Feng Shui ainda contempla o poder e energia dos animais sagrados, a polaridade Yin e Yang e os elementos metal, água, madeira, fogo e terra.

Como aplicar o Feng Shui?

Os três objetivos básicos do Feng Shui são:

  • primeiro, fazer com que as energias boas do ambiente prosperem;

  • depois, eliminar as energias ruins;

  • por fim, criar positividade, em termos de saúde, para todos os moradores do espaço.

Mas apesar dos milhares de anos de conhecimento, o Feng Shui pode ser aplicado de forma bastante simples em sua nova casa. Basta conhecer o Ba Gua, um mapa octagonal do Feng Shui.

Nesse desenho, estão os 8 trigramas da vida criados pela cultura chinesa, que devem ser dispostos pela casa. Cada um deles se relaciona com um dos 5 elementos e colabora para atingir, no ambiente, os três objetivos do Feng Shui.

O ponto de partida para o uso do Ba gua

O ponto de partida para o uso do Ba gua é a porta de entrada da casa, onde, ao centro da parede, está uma área produtiva — não tem problema se a porta em si estiver em outro espaço, o importante é o centro da parede. A partir desse ponto, olhando sobre a planta da casa ou apartamento, você terá uma visão da disposição dos cômodos a partir do Feng Shui e sua faces da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e amigos.

É interessante que os ambientes tenham relação com as sugestões de posicionamento do Ba Gua, como por exemplo, a sala de estar no espaço destinado a amigos ou relacionamentos. Mas não se preocupe caso a planta do lar se encaixe perfeitamente dentro dessa organização, você ainda poderá decorar cada ponto com base no Feng Shui e equilibrar as energias.

Como decorar com base no Feng Shui?

diversas dicas para decorar cada um dos ambientes da casa com plantas, cores e objetos, que estimulam as energias dos trigramas mapeados no Ba Gua. O mais importante é também entender que, sentir-se bem com a organização, é um aspecto fundamental para a realização pessoal de quem mora naquele ambiente.

Leve sempre em consideração se determinado móvel ou cor na parede geram desconforto. A forma como sentimos essas vibrações é um importante guia para aplicar o Feng Shui.

1. Ambiente de trabalho

É cada vez mais comum trabalhar de casa e é interessante colocar, nesse ambiente, objetos e cores que incentivam um lugar harmonioso para a dedicação ao seu ofício. A água é o elemento associado a essa área do Ba Gua e a presença de uma fonte com água corrente colabora para manter as energias em circulação.

Nesse espaço, é interessante usar objetos nas cores preto, mas o azul, branco e verde também caem bem. Um detalhe muito usado nesse espaço, que geralmente fica perto da porta de entrada, são os espelhos. O ideal é que eles sejam grandes e situados ao lado da porta, para refletir as energias. Por fim, decore com objetos que representem perspectivas de carreira e não se esqueça de colocar plantas como flores ou bambus.

2. Quartos ou dormitórios

Nada mais justo que esses cômodos estejam dentro ou próximos do quadrante família, indicado pelo Ba Gua, mas também ficam bem nos espaços de prosperidade e relacionamentos. Esses são ambientes íntimos da casa e é onde as pessoas queridas descansam e recuperam sua energias. Por isso, é preciso se sentir bem dentro do próprio quarto.

Esse é um ambiente onde deve prevalecer o sentimento de conforto. A dica mais conhecida é deixar a cama de frente para a porta, nunca com a cabeceira na mesma parede da entrada. A cor predominante nesse espaço deve ser o verde e a decoração pode trazer fotos da família contente, momentos alegres ou representações de sonhos bons.

3. Cozinha

É o coração do lar. Ideal que esteja perto do centro ou direcionado para o quadrante de prosperidade ou relacionamento. Na cozinha, abuse das cores amarelas e douradas.

Use imagens de frutas vistosas e tenha folhas de camomila ou flores de girassol expostas. Lembre-se que esse ambiente nutrirá a casa e busque atribuir a ele uma energia de saúde, qualidade de vida e bem-estar.

4. Sala de estar

É o espaço para o convívio, relacionamentos e amigos, mas também pode estar perto do quadrante da família no Ba Gua. Neste ambiente, permita que a energia flua e circule.

Não coloque objetos demais e deixe as entradas abertas e espaçosas — torne o sofá um lugar convidativo e fácil de acessar. Você pode usar cores intensas em contraste com tons mais pastéis ou até mesmo o cinza. Claro, plantas também ajudam a manter as boas energias.

Qual é o ambiente mais importante da casa e que deve ser priorizado na decoração? Deixe o seu comentário no post e até a próxima!

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM