5 dicas para planejar a reforma do seu imóvel

Antes de iniciar qualquer tipo de reforma em sua casa ou apartamento, é imprescindível que haja um planejamento. A falta dele é o que leva muita gente a gastar mais dinheiro e tempo do que o previsto com a obra.

Reformar ou construir não é serviço para amadores, portanto o primeiro passo é contratar um profissional qualificado para te orientar e planejar essa obra.

Projeto Reforma Cozinha - Lorena Cardoso

Projeto Reforma Cozinha por Lorena Cardoso

O arquiteto é o profissional mais indicado, pois ele vai projetar todas as suas vontades e ideias sobre a reforma para que elas tornem realidade. Ele vai analisar o que é possível ou não executar, buscando um resultado funcional e bonito.

Com o projeto arquitetônico, você poderá ter o valor bastante aproximado do total que será gasto nessa obra, e assim você poderá avaliar se tem condições ou não de iniciá-la.

Confira abaixo cinco dicas para iniciar a sua reforma:

1 – Contrate um profissional experiente

A primeira dica é contratar um profissional experiente em projeto e construção e que seja qualificado para planejar sua obra completa. Obtenha todas as informações sobre quantidade de materiais a serem comprados e mão de obra a serem contratados.

Cuidado com profissionais com o preço muito abaixo do mercado e busque sempre indicações e profissionais de confiança.

2 – Faça um orçamento bem detalhado de todas etapas e se organize financeiramente

Se houver a possibilidade de fazer o pagamento à vista, essa sempre será a melhor opção, já que você poderá conseguir melhores descontos e se livrará de um comprometimento futuro com a obra.

Defina bem o que você deseja nessa reforma, para evitar mudanças durante a obra e custos e tempo adicionais.

Não compre nada antes de estabelecer exatamente o planejamento da reforma. Cuidado com promoções e ofertas de materiais e móveis que não sejam necessários para sua obra de acordo com o planejado.

antes-e-depois-4

Projeto Reforma de Banheiro por Lorena Caroso

3 – Se for reformar um apartamento, consulte o condomínio do prédio antes de iniciar

Poderá haver normas específicas sobre a entrada e saída de materiais, horário de execução, entre outras, e dessa forma todos os condôminos ficam cientes.

Fique atento se as mudanças feitas não poderão desvalorizar a residência no futuro, caso você queira vendê-la, por exemplo. O que pode ser bom para você pode não ser para outros. Principalmente se for quebrar paredes ou modificar cômodos inteiros.

4 – Divida a obra por etapas

O importante é que seja realizado um cômodo de cada vez, mas faça tudo em uma reforma somente. Obra causa sujeira, barulho e um grande movimento de pessoas dentro da sua casa, portanto é melhor ter esses transtornos uma vez só.

Seu imóvel é alugado? Clique aqui e confira dicas para manutenção e reformas.

5 – Forneça os materiais solicitados pela equipe de execução dentro do prazo

Assim você evita que a mão de obra fique ociosa ou desmotivada a manter o ritmo planejado.

Portanto, projeto e planejamento é essencial para que seu lar fique do jeito que você sonha, gastando dinheiro e tempo apenas necessários.

E você, está planejando a sua reforma? Compartilhe a sua experiência conosco!

comprar_seu_ap

 

Lorena Cardoso
Arquiteta e Urbanista

 

Lar Imóveis

Há 40 anos no mercado, a LAR Imóveis oferece soluções inovadoras de compra, venda e locação de imóveis, focando sempre no melhor atendimento ao cliente e em um relacionamento de credibilidade e confiança mútua.

LEIA TAMBÉM