As dicas do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis (Secovi-CE) chamam a atenção dos síndicos para a necessidade de discussão do tema "segurança" durante as assembléias de condomínio.
A correta identificação de condôminos, funcionários e visitantes também é aconselhável, segundo o sindicato patronal. "É interessante que os síndicos mantenham bem iluminadas as entradas do condomínio", aconselha um dos diretores do Secovi-CE, Raimundo Maia.
Ainda de acordo com ele, os equipamentos de comunicação devem estar em bom estado de conservação. "Se possível, instalar também dispositivos eletrônicos de segurança".
Para os funcionários, as observações da entidade priorizam a permanência do empregado no posto de trabalho, evitando a prestação de serviços particulares a condôminos e o atendimento a estranhos no portão.
"Apesar de ser a mais conhecida delas, a boa e velha dica de não se deixar distrair pela conversa de estranhos ainda permanece entre as mais desrespeitadas", destaca Maia.
De acordo com o diretor do sindicato, essa falha chega a ser uma das principais responsáveis pelo roubo a apartamentos. "O funcionário, ao conversar com o desconhecido, não fiscaliza como deveria a entrada e a saída de estranhos".
Durante a limpeza e o recolhimento de lixo, completa Maia, as entradas da edificação devem ficar fechadas.
Fonte: Diario do Nordeste